Thursday, August 17, 2006

 

O que é esquerda?

É uma exagerada simplificação da realidade a visão de que os partidos ditos ‘de esquerda’ professam idêntica ideologia em todos os quadrantes do planeta desde Marx. A ‘esquerda’ assassina dos campos de concentração de Stalin está moribunda há muito tempo – ainda agoniza em Cuba, China e Coréia do Norte, mas não resistirá para sempre. O único país relevante ainda comunista é a China, mas eles estão empreendendo uma rápida abertura econômica – provavelmente se transformará em mais uma ditadura capitalista, como a Arábia Saudita (falar nisso, quando que os EUA vão exigir eleições no país dos sheiks, como fazem com Cuba?).

O golpe mortal do dito ‘socialismo real’ foi o esfacelamento da URSS e o momento histórico que marca o fim daquela era foi a queda do muro de Berlim, em 1989. Mas muito antes disso, o ‘esquerdismo’ nascido com a social-democracia européia no pós-guerra já comungava com a democracia, o estado de direito, o pluralismo político e todas as, segundo os jurássicos comunistas, ‘liberdades burguesas’. Aqui na América, a primeira grande campanha do PT, no começo dos anos 80, foi o apoio ao sindicato Solidariedade, frontalmente contrário ao regime comunista da Polônia.

Portanto, não tem sentido colocar no mesmo balaio de gatos e rotulá-los todos como ‘esquerdistas’ regimes tão díspares como Cuba e China, de um lado, e os governos de ‘esquerda’ da Alemanha e da Espanha, por exemplo. A ‘direita’ produziu e sustentou sanguinárias ditaduras militares em quase toda a América Latina - e em algumas partes do mundo até hoje: por isso devemos condenar os partidos liberais ao fogo eterno?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?