Tuesday, February 19, 2008

 

Por que fumas, Querido Amigo?

Estava tri a fim de elogiar Queridos Amigos, da Globo, mas não agüento mais a propaganda de cigarro dentro da TV e do cinema, podem me chamar de radical. Tento contemporizar - no entanto, a situação é tão absurda que não dá mais pra calar.

Depois de quase banida da publicidade explícita, a indústria tabagista continua gastando rios de dinheiro com propaganda. Os pontos de venda nunca estiveram tão sofisticados. Espetáculos e shows - dirigidos até a crianças - são associados ao consumo de cigarros.

O grosso da verba, contudo, continua na mídia, de forma criminosamente secreta! Alguém já viu em crédito de filme ou programa de TV o nome de indústria tabageira? Mesmo assim, TODAS as produções, independente de gênero ou do tipo da história, SEMPRE contém cenas de tabagismo! Que puta "coincidência", não? Eu rifo minha @ se vir um filme que não apareça alguém fumando logo nos primeiros CINCO MINUTOS!

Isso se constitui certamente no maior escândalo contra a saúde pública mundial da História.

A India produz mais filmes que Hollywood. Há uns dois anos, foi probido inserir cenas de tabagismo na produção dos filmes indianos. Houve uma pressão contra terrível, e nunca se falou mais no assunto. Já até escrevi pra Embaixada e outras pessoas, mas ninguém soube me dizer como está a situação atual. O silêncio parece ter sido comprado!

Áh, claro, fumaram pra caralho no Queridos Amigos, pelo primeiro capítulo inteiro. No segundo maneiraram! O grotesco do desequilírio acentua mais a manipulação.

Desculpe, gente, a encheção de saco, mas esse é o tipo de coisa que me dói, pois sei que cada minuto perdido é o prolongamento de uma dor facilmente evitável.

Comments:
Grato pela visita. E vale dizer que gostei de caminhar por tuas palavras. Abraços amigo.
 
Porque na época de Queridos Amigos ainda não havia essa preocupação com o cigarro e a maioria das pessoas fumava. A conscientização pela mídia é bem posterior.
Fazer uma minissérie de época é ser fiel à época retratada, especialmente uma época tão recente, que todos ainda lembramos.
Não colocar intelectuais fumando seria de uma hipocrisia imensa, já que na época era bem visto quem fumasse.
 
Val, sabemos disso. Mas colocar todo mundo fumando, o tempo todo, em todo tipo de cena, é um evidente exagero.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?